segunda-feira, 9 de maio de 2011

A POESIA NOS RONDA

A criança chega à escola com uma bagagem de registros que são ditos por ela, expressadas oralmente. São os acalantos, as parlendas, as adivinhas, os trava- línguas, as cantigas de roda. Essas expressões da poesia acompanham a criança desde o nascimento e pensamos ter uma função iniciante no desenvolvimento emocional e poético da infância. É necessário, então, resgatarmos esse acervo, esse material que a criança já traz de sua experiência cotidiana a levá-los para a sala de aula.
Na escola aos poucos a criança vai percebendo a passagem da oralidade para a escrita. Onde antes somente o brinquedo fazia parte de sua vida, ou teria maior importância, agora entra a palavra, a escrita. O livro nesta fase ganha um espaço especial no baú dos brinquedos.
O professor antes de mais nada, tem que ter paixão pela leitura e agora, mais do que nunca, como mediador, precisa estar seguro de si e oferecendo poesias às crianças irá cativá-las e encantá-las. Irá, ainda nas séries iniciais, mostrar que a palavra é "magica' e quando ludicamente trabalhada é o meio que levará a criança a formalizar suas fantasias.
A poesia é sentimento, é emoção, e´criação portanto vamos dar asas a imaginação e permitir que nossas crianças sonhem e "brinquem com palavras, como se brinca com bola, papagaio e pião", como diz José Paulo Paes.

Um comentário:

  1. Olá Grupo Confraria da Leitura, realmente, as crianças chegam com as suas rimas prontas ... ouviram em casa, aprenderam com os amiguinhos .... com a avó ... com as tias ... e com certeza é muito importante que isto tudo seja resgatado em sala de aula, todas as experiências que as crianças trazem de casa devem ser valorizadas na escola.
    Continuem assim, o texto está muito bom, abraço da tutora tecnológica Cristiane Koehler.

    ResponderExcluir