terça-feira, 14 de junho de 2011

Repostando...

Postagem em 23/04/2011

Pensando a Subjetividade...

Lembrando que as reflexões sobre as questões da construção da identidade e da subjetividade surgiram a partir dos textos e materiais de apoio do Curso de Mediadores!

O Grande Conselho de Monteiro Lobato



"Você me pede um conselho e atrevidamente eu dou o Grande Conselho: seja você mesmo, porque ou somos nós mesmos ou não somos coisa nenhuma. E para ser si mesmo é preciso um trabalho de mouro e uma vigilância incessante na defesa, por tudo que conspira para que sejamos meros números, carneiros dos vários rebanhos políticos, religiosos ou estéticos. Há no mundo o ódio e a exceção - e ser si mesmo é ser exceção. Ser exceção e defendê-la contra todos os assaltos da uniformização: isto me parece a grande coisa".



Monteiro Lobato











Refletindo a construção da identidade e lendo o Grande Conselho de Monteiro Lobato me veio a mente a música Dom Quixote, do Humberto Gessinger e Paulo Galvão, e as possibilidades de trabalho que podem ser feitos relacionando o livro de Cervantes, o Conselho de Lobato e a música dos Engenheiros fazendo reflexões da sociedade de hoje que considera otários "loucos"os que não estão de acordo, ou não se encaixam nos números, ou os que sonham e lutam por causas "perdidas"... , e tantas outras reflexões que surgem destas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário