sábado, 23 de abril de 2011

Pensando a subjetividade...

"Você me pede um conselho e atrevidamente eu dou o Grande Conselho: seja você mesmo, porque ou somos nós mesmos ou não somos coisa nenhuma. E para ser si mesmo é preciso um trabalho de mouro e uma vigilância incessante na defesa, por tudo que conspira para que sejamos meros números, carneiros dos vários rebanhos políticos, religiosos ou estéticos. Há no mundo o ódio e a exceção - e ser si mesmo é ser exceção. Ser exceção e defendê-la contra todos os assaltos da uniformização: isto me parece a grande coisa".
Monteiro Lobato


Refletindo a construção da identidade e lendo o Grande Conselho de Monteiro Lobato me veio a mente a música Dom Quixote, do Humberto Gessinger e Paulo Galvão.
pensei na análise e o trabalho que pode ser feito relacionando o livro de Cervantes, o Conselho de Lobato e a música dos Engenheiros fazendo reflexões da sociedade de hoje que considera otários "loucos"os que não estão de acordo, ou não se encaixam nos números, ou os que sonham e lutam por causas "perdidas"... , e tantas outras reflexões que surgem destas obras.

Um comentário:

  1. Olá Grupo Confraria da Leitura,
    A partir de agora estarei acompanhando mais de perto o Blog do Grupo de vcs :) Vamos interagir pois aqui é mais um meio de comunicação que temos no nosso curso de Mediadores ... e a ferramenta Blog é uma tecnologia muito interessante para falarmos sobre as nossas leituras, sem falar que todos - no mundo - podem visualizar, contribuir, colaborar :)

    O blog de vcs está ótimo, adorei o vídeo do Engenheiros do Hawai, a letra dessa música é muito linda mesmo ... gosto da parte que ele canta: "... vaidades que a terra um dia há de comer ..." e "... por amor às causas perdidas ... "

    Vocês já pensaram quantas coisas fazemos por causas que acreditamos mas que já não valem mais ? Já pensaram que muitas pessoas são tão arrogantes e não se dão conta de que isso não leva a nada ?

    E, já viram o quanto uma simples música pode nos dizer tantas coisas ? A nossa mente viaja quando escutamos uma música .. vcs concordam ?


    É muito importante que vocês pensem sobre isso e até façam comentários aqui junto ao meu comentário assim vamos interagindo .. :)

    Continuem assim ok :) Abração a todos do grupo, e seguimos em frente ... :)
    Cristiane Koehler - tutora tecnológica - http://ckoehler.blogspot.com

    ResponderExcluir